A batata normalmente é comercializada após ser lavada, sendo empacotada em malhas com 1 ou 2 kg, eventualmente com 5kg, ou então à granel, onde o próprio consumidor inspeciona e seleciona os tubérculos. Eventualmente, em algumas regiões especificas, a batata é apresentada ao consumidor apenas escovada. A decisão de lavar ou não a batata depende de vários fatores, tais como a cultivar, o tipo de solo em que foi cultivada, condição climática na colheita, aparência do tubérculo, mercado de destino e hábito do consumidor A principal vantagem da lavagem é a melhora da aparência do tubérculo, evidenciando as qualidades do produto, como é o caso da cv. Bintje, que apresenta película lisa e brilhante, normalmente com ausência de lesões e outros defeitos. Entre as desvantagens, pode-se considerar a elevação dos custos e consequentemente do preço final ao consumidor Além disso, acelera a deterioração dos tubérculos, causada por patógenos pós-colheita, e aumenta a suscetibilidade ao esverdeamento. Outro ponto a ser considerado é a qualidade da água usada no processo de lavação, que deve ser tratada ou proveniente de poço artesiano, evitando-se a água de rios e açudes que podem estar contaminadas.